julho 05, 2011

CARLOS LACERDA VIVE AQUI...

Um dia, sentada numa esquina dos anos 80 na minha cidade arenista, um conhecido contava orgulhoso das façanhas de um  sujeito chamado Carlos Lacerda, que eu conhecia da Revista Manchete que meu avô assinava em Cruz Alta.
Tempo atrás a memória foi refrescada: jornalista que viria a ser deputado e  primeiro governador de Guanabara, mentor do jornal Tribuna da Imprensa e da editora Nova Fronteira.

Quem se interessa por isso?
Leio a versão cabeluda de Lacerda na ótica de Samuel Weiner, no livro “Minha razão de viver” que pega poeira  ao lado de Breno Caldas, “Meio século de Correio do Povo”, na minha humilde biblioteca.  

O  DELATOR
Carlos Lacerda veio do interior do Rio para a capital, Rio de Janeiro, em 1954. Sem grana foi recebido pelo escritor gaúcho e comunista, Álvaro Moreyra.
Lacerda entra para o PCB. Mais tarde denunciaria todos seus membros para a polícia. Álvaro Moreyra  manda o cara se retirar de sua casa. Foi e se empregou num jornal  de extrema direita.


O VIRA CASACA
Um dia os “libaneses cariocas” contratam Lacerda para fazer propaganda para sua causa no conflito árabes e judeus na Palestina. Ele faz.
Mas de uma hora para outra, Lacerda muda-se para o lado dos judeus, que pagavam o dobro dos libaneses, estes subestimando o provérbio árabe:
“Desconfia do amigo que freqüenta teus inimigos...”

O GOLPISTA
Teria participado em 1955 de um golpe de estado  para impedir a eleição e a posse do presidente eleito Kuscelino Kubitscheck e o vice, João Goulart.
Mas nem os militares da época confiavam nele. Tanto que cumpriu exílio.


Li sobre Lacerda no livro de Rubens Vidal Araújo: “Os Vargas”, que conta a trajetória de Getulio, inimigo de Lacerda. Recomendo.
Na internet, muita informação.
Mas, não posso levar para debaixo das cobertas meu computador. Por isso, o livro onde vejo que Lacerda não passou de um traidor e  símbolo da direita >>> autoritário, hipócrita, falso moralista, arrogante...
Mas não é que na minha cidade há um Lacerda em quase cada sala arenista da prefeitura?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial