maio 01, 2015

O GOLODOMOR ARMENIO

Yerevan, capital da Armênia, com suas ruas cheias de estátuas, edifícios históricos e monumentos que atestam o passado importante da cidade, sombreada pelo Monte Ararate - deu vontade de conhecer.
Na mídia ou nas redes sociais, o Papa Francisco fala do assassinato em massa dos armênios nos últimos dias do Império Otomano, considerado "o primeiro genocídio do século 20".

A Armênia é um caquinho no mapa, de quase  30 mil metros quadrados, entre Turquia, Irã e Azerbaijão - um pouco maior que o estado de Alagoas. Sua independência é recente, conquistada em 1991.
“Historicamente – diz a barsa googliana -  a primeira nação católica, desde o ano de 301.”
Entre 1915 e 1923 a Turquia (Império Otomano) levou os armênios a sofrer o primeiro genocídio, ou Golodomor: um milhão e meio assassinados, entre eles 600 intelectuais.  

Mosteiro de Khor Virap by  I, MrAndrew

Diz a lenda, tanto o Jardim do Éden como o encalhe da Arca de Noé aconteceram na Armênia, bem aí no vale da fotografia. Quer saber mais, e tudo é muito interessante, pesquise no Google. Tao pequeninha e tão cobiçada, mas tão arrasadas, guarda as nascentes do rio Eufrates e Tigres. E na construção de sua história, um país saqueado por diversos povos, incluindo assírios, gregos,  romanos, bizantinos, árabes,  mongóis,  persas,  turcos otomanos e russos.
Hoje a Armênia comporta  10 estados (províncias),  48 cidades, 953 vilarejos e 932 comunidades onde vivem 3.215.800 habitantes. 

São de origem armênia  o cantor Charles Aznavour, o ex-piloto de Fórmula 1, Alain Prost, a atriz e cantora Cher, os atores Aracy Balabanian e Stepan Nercessian, alias, este quando vereador na cidade do Rio de Janeiro, conseguiu o reconhecimento oficial do genocídio armênio.

Frente as imagens do Golodomor, lembro o poema  “A Solução” do aquariano Brecht:

"Não seria então
mais fácil se o governo
dissolvesse o povo e
elegesse um outro?"
 Uns duvidam do Papa Francisco quando ele aponta o genocídio armênio. Que existe um interesse político- religioso por trás. Mas, em 2010,  Jorge Bergoglio registrou seus pontos de vista sobre o  Golodomor, no livro Sobre o Céu e a Terra : "as pessoas que sofreram massacres e perseguições - durante os três maiores genocídios do século passado, como os armênios, judeus e ucranianos - lutavam por liberdade ".
As palavras do atual papa atraem  não só os católicos como também a atenção de milhões de não-cristãos de todo planeta, interessados ​​no que ele tem a dizer, deixando uns de boca aberta...
Mas, vai saber da verdade aqui nesse mundinho onde vivo? 
Cheguei na Armênia procurando feiras e brics ao ar livre pelo mundo... Juro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial